top of page
Buscar

Suassuna: O Auto do Reino do Sol

Homenagem ao grande poeta está em cartaz no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.



Homenagem ao grande poeta está em cartaz no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

O musical Suassuna: O Auto do Reino do Sol, reestreou ontem em São Paulo, uma linda peça em homenagem aos 90 anos do nascimento do autor e dramaturgo Ariano Suassuna.


O espetáculo é encenado pelo companhia Barca dos Corações Partidos, que consiste em uma obra inédita que mistura alguns personagens da literatura e o lugares onde Ariano passou e viveu no sertão paraibano. A história gira em torno do casal Lucas e Iracema , que pertencem a famílias diferentes , ela é sobrinha do Major Antônio de Moraes ( personagem de o Auto da Compadecida), já Lucas é membro da família Fortunato , criadora de gado.


O casal sofre para ficar junto, pois vivem em meio a uma guerra familiar, por isso eles resolvem fugir e buscam abrigo dentro de uma equipe de circo teatro que é liderada por Sultana, que no final se dirige a Taperóa junto com o circo teatro.


Na primeira parte do espetáculo, podemos perceber que há uma confusão na apresentação dos personagens, há diversas cenas envolvendo muitos personagens com arranjos musicais, alguns criados pelo próprio Ariano…dentre alguns personagens do circo teatro estão Leon (vidente), Mosquito (um personagem super atrapalhado) , Cabo Antônio que as vezes também interpreta o sancho, este é o palhaço do circo teatro….na minha opinião ao lado de Dom Quixote, os maiores humoristas deste espetáculo.


As músicas do espetáculo são muito boas e foram criadas por Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho, e um dos números musicais chama a atenção durante o espetáculo por causa da interação com o público de forma muito bem humorada, quando é apresentado o número de Rutherford Bohr , que Ariano Suassuna explicou a origem deste enredo.


O cenário do musical é basicamente uma carroça que mostra o circo teatro e ao fundo as vezes era erguida uma lona ao fundo para a entrada dos personagens no circo.


Nos chama a atenção neste espetáculo o figurino dos personagens, bem típico do sertão nordestino, a roupa de Sutana e da própria Dona Eufrásia , um senhora corcunda que é interpretada pelo mesmo ator, Leon, Mosquito, Iracema, Lucas e todos os personagens da trupe. No geral, gostei muito da montagem…. por homenagear um grande escritor e também pela forma como foi interpretado, com arranjos musicais muito bons, interpretações excelentes e sempre com aquela pitada de humor.

Vale a pena assistir este musical, a Companhia Barca Dos Corações está de parabéns, segue abaixo um vídeo com o single ponteio, a principal música deste espetáculo:


SERVIÇO

Gênero: Musical Duração: 120 minutos Classificação Etária: 14 anos Sextas e sábados, às 21h Domingos, às 19h


 
 
 

Comentários


© 2021por Escrita Poética. 

  • Branca Ícone Instagram
bottom of page